-
Arquitetos: AR Arquitetos
- Área: 172 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Maíra Acayaba
-
Fabricantes: Madeartte, Pau Pau, Pedra da Esquina
Descrição enviada pela equipe de projeto. O elemento principal do projeto é o grande vazio escultórico que conecta os andares do apartamento permitindo que a luz invada o espaço e criando visuais inusitadas.
O partido se baseia no desenho do vazio como ferramenta de projeto, cuja espacialidade é fortemente marcada ao banhar o interior com a iluminação zenital vinda do terraço, na cobertura. No apartamento original os três andares já tinham uma abertura central. Nossa proposta foi transformar este vazio que era segmentado numa grande escultura de luz.
Sua geometria irregular responde à estrutura pré-existente para reorganizar tridimensionalmente o programa -composto por sala, duas suítes, louge, terraço e churrasqueira - propondo, de um lado, novos olhares por meio de inusitadas aberturas, e de outro, sutis nuances de luz e sombra cambiantes ao longo do dia e das estações. As paredes anguladas que rebatem a luz difusa até o piso inferior criam o rico jogo de brancos que se dissolvem no espaço central, fazendo surgir e desaparecer as arestas conforme a hora do dia. Suas faces internas encerram cômodos dando-lhes amplitude e assumindo diferentes funções, como cabeceira da cama ou encosto de um banco. É a construção do vazio que dá sentido ao espaço em torno do qual a vida se desenrola.